ENQUADRAMENTO CURRICULAR

A Capacitação Digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes. Considera-se, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, o desenvolvimento da CD dos alunos. 


Assim, é fundamental que na sociedade do séc. XXI, os docentes dominem as tecnologias digitais adaptando-as e integrando-as em metodologias educativas potenciadoras da construção do conhecimento. Neste âmbito pretende-se que os docentes sejam facilitadores e catalisadores das capacidades dos aprendentes e bons gestores das suas próprias aprendizagens. 
Portanto, este plano de formação, visa garantir o desenvolvimento das competências necessárias para: 
  • colaborar com colegas através de tecnologias; 
  • realizar a exploração estratégica de informação online, selecionar e explorar recursos; 
  • gerir e organizar informação; 
  • usar tecnologia digital adequada aos objetivos. 
Este Plano de Formação poderá ser integrado em qualquer área disciplinar e com qualquer conteúdo curricular. 
  

Orientações Metodológicas:

Todas as atividades descritas devem ser desenvolvidas, não centrada na ferramenta em si, mas na metodologia/competências de ensino digital.
A tecnologia está ao nosso redor no dia a dia, facilitando-nos a vida e abrindo possibilidades que sem ela não teríamos. É desta forma, que criamos novas oportunidades de mudar a nossa prática letiva, enfrentando os desafios da atualidade, onde a aprendizagem acontece online e por meio de ferramentas digitais. 

"Não se pretende ensinar tecnologia, pretende-se ensinar através da tecnologia."