OFICINA DE FORMAÇÃO: DESAFIOS!
Plataformas Digitais LMS (Sistemas de Gestão de Aprendizagens) são os parceiros ideais para uma educação multimodal, oblíqua.
Para as aprendizagens serem efetivas dependem muito das atividades de ensino que nós vamos proporcionar aos nossos alunos. Urge a necessidade de [RE]definir estratégias de ação em prol de aprendizagens transformadoras do quotidiano das crianças. Já "Gomes (2013) reconhece que a cultura digital está presente no contexto dos grupos sociais atuais e é importante que a criança contemporânea aprenda a utilizar as TDIC de forma construtiva. No espaço multimédia infantil, telemóveis, computadores, tablets e outros equipamentos eletrónicos podem ser incluídos no processo de ensino e de aprendizagem, já que esses elementos tecnológicos influenciam a formação das crianças em vários aspectos: desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, conhecimento de mundo e a educação para a diversidade."
Integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na prática pedagógica "significa novas formas e experiências de ensino e de aprendizagem, novas maneiras de se construir conhecimento e de se relacionar com o saber, contribuindo para a construção de competências. No contexto educacional infantil, no qual a criança é percebida como sujeito social, histórico e participante ativa no processo de construção do conhecimento, um novo olhar sobre o processo de ensino e de aprendizagem se impõe."
Neste âmbito, esta oficina de formação oportuniza o acesso a materiais diferenciados, entre eles a utilização das TDIC no contexto educacional infantil.
[Artigo para consulta]
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS
